Ipê do Cerrado: tipos, cuidados e florescimento

4.9
(7)

Impossível falar de árvores bonitas e não comentar um pouco sobre o Ipê do Cerrado, não é verdade? Seus muitos tipos, cores e variações deixam essa espécie de planta ainda mais requisitada nas cidades que ainda cultivam o gosto pelo plantio de árvores e pelo verde nas ruas.

O Ipê do Cerrado é uma planta nativa do próprio cerrado brasileiro, como traz no nome, e é muito encontrado em estados como Amazonas, Tocantins, Pará, Piauí, Bahia e Ceará, no entanto, também pode ser vista no Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Ou seja, deu para reparar que essa é uma árvore muito popular em qualquer parte do Brasil, certo?

Apesar disso, existem alguns tipos dessa planta que estão propensos a desaparecer, como no caso do Ipê Amarelo do Cerrado. Inclusive, essa variação também pode ser encontrada em outros países da América do Sul, como Paraguai, Argentina e Bolívia.

Se você gosta do Ipê do Cerrado e pretende plantar uma muda dessa árvore na frente de sua casa, aproveite esse conteúdo para tirar dúvidas sobre a espécie.

Boa leitura e aproveite as dicas!

Taxonomia do Ipê do Cerrado

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Lamiales
  • Família: Bignoniaceae
  • Gênero: Handroanthus
  • Espécie: H. Ochraceus

Características do Ipê do Cerrado

Por ser uma árvore de grande porte, o Ipê (no Tupi, “casca dura”) do Cerrado pode atingir cerca de 20 metros de altura, em média, e durar por vários anos. 

Seu tronco é tortuoso (que dá origem a peças de madeira densas, de ótima resistência e alta durabilidade também) e suas folhas são mais ralas, o que diferencia esse tipo de Ipê dos outros tipos também existentes.

A árvore Ipê do Cerrado é uma espécie do tipo decídua, o que significa que ela perde todas as suas folhas em determinada época do ano e, durante o mês de julho, volta à floração de forma densa e bastante volumosa.

A flor do Ipê do Cerrado é considerada a flor que representa o Brasil, já que é uma espécie de planta encontrada, praticamente, em todas as regiões. Também por isso, é uma planta que se dá muito bem com o clima tropical que temos no país, com temperaturas mais altas, calor e sol pleno.

Os tipos de Ipê do Cerrado são diversos e, conforme as variações genéticas, vão surgindo novos com o passar do tempo. Abaixo, falaremos de cada um deles.

Tipos de Ipê do Cerrado

O Ipê do Cerrado é uma árvore muito popular e com várias tipificações. Acompanhe detalhes sobre elas abaixo!

Ipê Amarelo do Cerrado

O Ipê Amarelo do Cerrado é mais comumente encontrado em regiões amazônicas e no nordeste. Essa árvore pode alcançar de 12 a 20 metros de altura, com um tronco de cerca de 60 cm de diâmetro com casca grossa e suberosa. Os meses de florescimento são agosto e setembro, antes desse período, todas as suas folhas caem.

Ipê Amarelo

O Ipê Amarelo é diferente do indicado acima, isso porque é uma espécie mais encontrada no centro-oeste e sul do país, além de ser menor e alcançar de 6 a 14 metros de altura, em média. No caso do tronco, ele pode chegar a até 50 cm de diâmetro. Sua época de floração acontece nos meses de julho a setembro.

Ipê Branco do Cerrado

O Ipê Branco do Cerrado é mediado e atinge entre 7 a 16 metros de altura, com tronco que chega também, assim como o Amarelo, a 50 cm de diâmetro. Além disso, é um tipo de Ipê do Cerrado mais encontrado na região sudeste e centro-oeste, com aparições raras no nordeste. Sua floração acontece entre o mês de agosto e outro e é muito usada no paisagismo urbano.

Ipê Rosa

No caso do Ipê do Cerrado Rosa, é mais encontrado na região Sul do Brasil e pode alcançar cerca de 35 metros de altura ou, minimamente, 20 metros. Seu tronco é ainda maior do que os falados até o momento e pode chegar a 80 cm de diâmetro. Além disso, seu pico de floração acontece nos meses de junho, julho e agosto.

Ipê Roxo

Por fim, o Ipê do Cerrado Roxo pode chegar a medir 20 metros de altura e seu tronco pode chegar ao mesmo diâmetro do que o do Ipê do Cerrado Rosa, 80 cm. No caso desse Ipê, o tronco tem uma casca mais acinzentada e áspera, com flores que aparecem nos meses de julho, agosto e setembro apenas.

Como cuidar do Ipê do Cerrado?

Independentemente do tipo do seu Ipê do Cerrado, o ideal é manter os cuidados sempre feitos da melhor forma para que a planta floresça de forma bonita e vistosa. No entanto, é importante ressaltar que podem ter diferenças pequenas entre as condições ideais de cuidado entre os tipos de Ipê.

Apesar disso, é possível encontrar cuidados gerais que são bem-vindos em qualquer uma das espécies. Acompanhe abaixo!

  • Clima: o Ipê do Cerrado pode se adaptar a diferentes temperaturas, mas por ser uma planta nativa do Brasil, é possível dizer que o clima ideal é o tropical.
  • Luminosidade: o Ipê do Cerrado vive super bem em sol pleno, sem restrições.
  • Regas: enquanto a planta ainda for uma muda, o ideal é que as regas sejam mais frequentes, como a 3 vezes na semana. Depois disso, pode ser feita apenas 1 vez. É importante ressaltar que o Ipê do Cerrado também floresce em épocas mais secas, então, não é um problema para a planta.
  • Poda: a poda do Ipê do Cerrado não requer nada de especial, apenas para conter o seu tamanho.
  • Adubação: como qualquer árvore, um solo rico em matérias orgânicas é super bem-vindo para o Ipê do Cerrado.

E aí, entendeu melhor como cuidar do seu Ipê do Cerrado e os meses em que cada tipo floresce? Esperamos que sim e que esse conteúdo tenha sido útil. Aproveite o tempo e leia também sobre o Gengibre Azul.

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *