Como cuidar de Girassol no vaso?
A flor do sol, mais conhecida pelo nome de Girassol, é uma planta que tem a capacidade de mover-se para acompanhar o movimento da maior estrela do universo. De nome científico Helianthus annus, o Girassol tem simbologia relacionada à alegria e tem até uma data comemorativa: dia 1° de maio.
Sua beleza e esplendor chamou a atenção do pintor holandes Van Gogh, que se apaixonou pela flor e por seu comportamento. Inclusive, o Girassol é uma planta muito querida entre várias pessoas.
Neste conteúdo, vamos te ensinar como cuidar de Girassol em vaso e as formas de deixar essa planta sempre bonita. Acompanhe abaixo e aproveite!
Taxonomia do Girassol
- Reino: Plantae
- Classe: angiospérmicas
- Ordem: Asterales
- Família: Asteraceae
- Gênero: Helianthus
Características da flor Girassol
Sua capacidade de seguir o sol em seu percurso faz do Girassol uma verdadeira paixão e um enigma da natureza. Originárias da América do Norte, seu cultivo se iniciou através de povos indígenas para alimentação.
Por ser uma planta típica de clima tropical, precisa de pelo menos 8 horas de luz e calor do sol, com rega moderada. Além disso, é uma planta anual e que floresce sempre no verão.
O Girassol pode ser cultivado tanto no chão quanto em vasos, com alguns cuidados específicos a depender do local. Os seus frutos são as suas próprias sementes, que dão origem ao óleo de girassol, muito utilizado na indústria alimentícia.
Suas flores, por sua vez, são comercializadas como flores de corte, sendo ótimas para compor decorações em jardins e ambientes externos.
Como plantar Girassol?
Plantar o Girassol pode ir muito além de cultivar mais uma flor, já que a planta, apesar de ser fácil de cultivar, requer alguns cuidados básicos.
Como já mencionado, é uma planta anual que floresce no verão e, por isso, você deve mantê-la plantada sempre em um local com boa recepção de luz e calor durante boa parte do dia.
Em relação ao plantio, as especificidades variam se for feito no solo ou em vaso. Por exemplo:
Em vaso
Para plantar o Girassol em um vaso, é necessário que ele seja grande, com 30 a 40 cm de largura (ou diâmetro). Se for mantê-lo no vaso, opte por uma espécie de menor tamanho, como os Girassóis Anões.
Em relação a rega, lembre-se de manter a terra mais úmida, porém, não encharque (algo em torno de 1 dia sim e 1 dia não).
No caso do cultivo em vaso, você deve prestar atenção no desenvolvimento da planta. Como o Girassol cresce ao ponto de ultrapassar 1 metro de altura, você deve fornecer à planta um vaso com capacidade para o desenvolvimento das raízes.
Para plantar o Girassol, siga sempre a sequência recomendada para a montagem. Na figura abaixo, você pode observar a seguinte disposição: substrato, cascalho, argila expandida (ou pedras no fundo para a facilitar a drenagem), areia e terra vegetal, respectivamente.
Lembre-se sempre que o adubo orgânico deve ser misturado a terra vegetal e não usado como substrato.
No chão
Se você for plantar o Girassol no chão e há bastante espaço disponível, opte pela espécie comum. O solo precisa ser bem drenado, com profundidade e bastante matéria orgânica também: tudo para que a planta não apodreça.
Em relação a rega, o padrão é o mesmo do plantio em vaso: mantenha o chão úmido, mas sem encharcar demais.
Para plantar o girassol, seja em vaso ou em jardins, siga as seguintes dicas:
- Escolha um local que receba 8 horas de sol todos os dias;
- Use solo com boa drenagem;
- Use adubo orgânico (húmus de minhoca ou esterco curtido);
- Faça um furo no solo de 2,5 cm para plantar a semente;
- Se for plantar no solo, plante cada semente a 15 cm de distância.
- Mantenha o solo sempre úmido, mas cuidado com o excesso de água;
- Quando a planta crescer, use um apoio para ela não quebrar.
As sementes de Girassol são fáceis de serem encontradas, já que é uma planta de ciclo curto e de fácil desenvolvimento. Então, a produção de sementes torna-se fácil e rápida.
Como cuidar de Girassol?
Cuidar do Girassol não requer grandes esforços além da necessidade de um longo período de luz e calor. Pelo menos 8 horas de sol pleno é o mínimo para que essa flor possa suprir suas necessidades e se desenvolver bem.
Do plantio ao final do ciclo são em média 12 meses. Então, depois do verão, prepare-se para fazer a colheita das sementes e plantar novamente – já que o Girassol não é um arbusto e, sim, uma planta herbácea de ciclo curto.
Adubação, irrigação e controle de pragas
Como já mencionado, a irrigação do girassol não deve ser em excesso, mas no plantio, o substrato deve ser mantido úmido. Porém, ao longo do desenvolvimento da planta, você pode irrigá-la em dias alternados com pouca água.
O excesso de água pode acarretar em apodrecimento das raízes e o desenvolvimento de doenças. Já em relação às pragas, as principais são pássaros e insetos de solo. Em relação a insetos e pássaros, a exposição ao sol pode ajudar a afastá-los e o uso de telas, respectivamente.
Para adubação, os adubos ricos em nitrogênio são os mais indicados, já que a finalidade desta planta é o pleno desenvolvimento para fins de ornamentação.
Em conclusão, cultivar girassol é fácil e pode ser terapêutico. Não deixe de investir em cultivar algo tão bonito em sua casa. Além disso, você pode conferir outras plantas fáceis de cultivar clicando aqui.
Aproveite o tempo e leia também sobre a flor Violeta!
Deixe um comentário