Quer um arranjo de planta lindo e barato? Clique aqui!

4.5
(2)

Os arranjos de plantas são sempre ótimas pedidas para a decoração de ambientes. A ideia de usar um vaso com várias espécies de flores é ótima porque une a praticidade do cuidado com a beleza da diversidade.

É muito comum que pessoas optem, inclusive, por fazer um arranjo de planta que seja artificial – devido aos cuidados que podem tomar tempo durante o dia a dia. Esses também são tipos de arranjos que funcionam bem e que podem deixar o espaço bonito, mesmo que as plantas não sejam verdadeiras.

Se você quer montar um arranjo de planta mas ainda está entendendo quais espécies vai usar, quais delas podem combinar bem entre si e em que cômodo colocar para cunho decorativo, continue lendo o artigo abaixo e aproveite as dicas!

O que é um arranjo de plantas?

Arranjo de plantas é o nome dado para um espaço, normalmente vasos e pratinhos, que dispõe de plantas variadas.

Nesses arranjos as plantas não estão, necessariamente, enraizadas no mesmo substrato. No entanto, também existem alguns feitos dessa forma – tudo vai depender do tipo que você prefere.

Tipos de plantas para fazer arranjo

Diversas plantas conseguem se desenvolver bem com outras por perto e são justamente essas espécies que devem ser escolhidas no momento de montar um arranjo.

Abaixo, vamos te indicar espécies tanto de flores quanto de plantas verdes para que você possa combiná-las entre si.

Palmeira chamaedorea

A palmeira chamaedorea, também conhecida como mini palmeira, é muito conhecida como uma das folhagens usadas para arranjo de planta. É uma planta tropical e super adaptável a diferentes climas, no entanto, que não sejam tão frios (por exemplo, abaixo de 15ºC).

A única ressalva é que essa palmeira não gosta de sol direto e se desenvolve bem em uma meia sombra, por exemplo.

Violeta

A flor Violeta é também uma ótima espécie para compor um arranjo de plantas. Assim como a palmeira chamaedorea, é uma planta tropical e que não gosta de sol direto. Apesar disso, a Violeta prefere ambientes bem claros e com luminosidade em grande parte do dia.

É uma planta que pode ser regada sempre quando a terra estiver seca, assim como a palmeira, então ambas as espécies podem funcionar bem juntas.

Begônia

A Begônia sempre aparece por aqui como uma das flores mais bonitas e ótima para jardins. No caso de arranjo de plantas, não seria diferente! Essa espécie de flor é ótima para decoração e acaba sendo ótima para arranjos usados, inclusive, em festas e celebrações.

Assim como ambas as espécies acima citadas, a Begônia também prefere climas mais quentes e não aguentam temperaturas muito baixas. A diferença entre elas é que as regas podem ser mais espaçadas.

Aspidistra

Fonte: Wikipedia

A Aspidistra é uma espécie ótima para ser usada como folhagem em um arranjo de planta. É herbácea e perene, também suporta climas mais frios apesar de preferir temperaturas mais quentes.

É uma planta muito usada no paisagismo por se desenvolver bem mesmo que sem muita luz e, por isso, é bastante usada dentro de apartamentos.

Antúrio 

A flor Antúrio é outra espécie que pode ser super bem utilizada no arranjo de plantas. Isso porque, além de ser linda e ter uma cor intensa que chama atenção, ela não precisa de sol direto e se dá bem com uma luminosidade indireta.

Um outro ponto é que essa flor, assim como as outras apresentadas até agora, também prefere clima mais quente e não suporta temperaturas abaixo de 20ºC, por exemplo.

Gérbera

Por fim, a Gérbera, flor muito parecida com o Girassol, é outra planta que fica incrível em qualquer arranjo de planta. Ela não exige muitos cuidados específicos e é uma planta que se adapta bem a climas mais secos.

Um pouco diferente das outras espécies, a flor Gérbera gosta de sol, mas não necessariamente com luz direta durante todo o dia. Além disso, o local de cultivo também precisa ser mais arejado.

Como fazer um arranjo de planta natural?

Quando falamos de plantas naturais, os arranjos são feitos de forma um pouco diferente. De qualquer forma, é possível montar diversos vasinhos super diversos e com vários tons de verde.

Se você deseja fazer um arranjo de planta que seja mais em conta e super simples, acompanhe o passo a passo abaixo!

  1. Pegue uma espuma grande e corte-a de acordo com o tamanho do vidro ou vaso que você vai colocar o seu arranjo;
  2. Deixe a espuma durante 2 horas na água, para que fique úmida e absorva a maior quantidade que puder;
  3. Pegue uma folha grande, como de Antúrio, e enrole na espuma para que ela não apareça quando você colocar no vaso, caso ele seja de vidro;
  4. Pegue os ramos de plantas que você selecionou e vai colocando aos poucos na espuma;
  5. Essa espuma pode ser umedecida dia sim e dia não para que os ramos se mantenham bonitos.

E como fazer arranjo de planta artificial?

No caso de arranjo de planta artificial, o processo também é bastante simples. A diferença é que, ao invés de espuma, você pode usar argila para fixar os ramos de plástico e eles não saírem com o tempo.

Siga o mesmo passo acima e troque a espuma por argila. Além disso, lembre-se de não regar ou deixar o espaço úmido.

Exemplos de arranjos

Para despertar a criatividade em você, selecionamos alguns tipos de arranjo de planta de acordo com o local em que ele será usado. Confira abaixo!

Arranjos para banheiro

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

Arranjos para sala

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

Esperamos que esse artigo sobre arranjo de planta tenha sido útil para você. Aproveite e leia também sobre como montar uma horta!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *