Flor Crisântemo: cuidados e significados

4.5
(8)

Mais uma da série de flores que são lindas para decoração e super práticas em relação aos cuidados: essa é a flor Crisântemo. Super colorida e com diversas variedades, é uma espécie feita especialmente para corte e, por isso, muito usada em buquês e lojas de paisagismo.

A flor Crisântemo é da mesma família dos girassóis, das anastasias e das margaridas. Assim como as espécies parecidas, é uma planta que floresce o ano inteiro, é fácil de cuidar e bastante resistente também.

Se você quer cultivar essa flor na sua casa, continue lendo o artigo abaixo para saber mais sobre os cuidados e os significados dessa linda flor! Boa leitura.

Taxonomia da flor Crisântemo

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Angiospérmicas;
  • Classe: Dicotiledôneas;
  • Ordem: Asterales;
  • Família: Asteraceae;
  • Gênero: Chrysanthemum.

Características da flor Crisântemo

A flor Crisântemo tem sua origem na região da China, Japão mas também no nordeste da Europa. É uma flor que floresce o ano todo, com destaque para o mês de outubro.

São mais de 100 espécies catalogadas e cerca de 800 variações em todo o mundo. Essas variações aconteceram ainda no século XVIII, quando a flor Crisântemo foi levada para a Europa para ser comercializada e acabou passando por mudanças genéticas.

É uma planta perene cujos caules são eretos e frondosos. Em relação ao tamanho, pode atingir cerca de 1 metro de altura, mas mesmo assim, pode ser plantada em vasos ou em estufas também.

Onde comprar Crisântemo?

Por ser uma prima próxima do girassol, a flor Crisântemo pode ser encontrada em lojas especializadas em paisagismo ou em qualquer floricultura. Não é uma flor difícil de achar, apesar de muitas vezes ser confundida com a Gérbera – tome cuidado para não levar uma achando que é a outra.

Como plantar a flor Crisântemo?

Em relação ao plantio da flor Crisântemo, é possível ser realizado tanto em estufas quanto em vasos também. Além disso, você pode encontrar a planta como muda ou como semente.

O primeiro passo é comprar um vaso que comporte o crescimento da flor. No entanto, não é uma espécie que tem problemas com transplantes, então, você pode começar com um vaso menor e ir adequando conforme o seu crescimento – que tem um ciclo que dura entre 12 e 14 semanas.

Depois de escolher o vaso, opte por uma mistura de areia com terra vegetal para ser o substrato da planta. Além disso, o solo também precisa ter bastante nutrientes e é legal que seja bem adubado antes do plantio.

A flor Crisântemo precisa ser regada todos os dias após o plantio da semente, principalmente, se o período for de seca. Procure deixar em um local que não pegue sol direto, pois é uma planta que prefere luminosidade indireta.

Quais os cuidados com a flor Crisântemo?

Após o plantio do Crisântemo, é importante garantir que a flor irá receber todos os cuidados corretos para que assim floresça da melhor forma. Abaixo, listamos tudo o que você precisa saber sobre esse processo para que a sua flor se desenvolva plenamente. Vamos lá?

  • Rega: a flor Crisântemo pode ser regada de 2 a 3 vezes na semana. O ideal é fazer esse processo pela manhã, quando o sol ainda é mais fraco. Um ponto importante é tomar cuidado para não alagar a planta e deixar seu substrato úmido, já que isso prejudica seu desenvolvimento.
  • Luminosidade: em relação a luminosidade direcionada a flor Crisântemo, o ideal é que seja indireta. Além disso, é importante que você proteja sua flor de correntes de ar muito fortes e calor excessivo.
  • Adubação: sobre a adubação, a flor Crisântemo pode receber componentes orgânicos e nutrientes uma vez ao mês. Você também pode fazer uso de esterco, cascas de banana e cascas de ovos.
  • Poda: a poda segue o padrão normal. Você pode fazer o processo de corte caso ela esteja crescendo mais do que o esperado ou caso tenha folhas e galhos mais secos.

O significado do Crisântemo!

A flor Crisântemo, por muito tempo, foi associada à cultura asiática devido a sua origem no Japão e na China também. Essa flor simbolizava a ligação entre esses países e suas culturas, no entanto, seu nome tem significado de “flor dourada”.

Devido às suas várias pétalas e a sua tipificação mais encontrada em amarelo, o Crisântemo era considerado um tipo de flor relacionado ao sol e, junto disso, relacionado a perfeição, maestria, paz, tranquilidade e mediadora entre céu e terra ou vida e morte.

Assim, se você deseja trazer um pouco mais de tranquilidade e paz para o seu lar, nada melhor que ter uma planta dessas por aí, não é mesmo?

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você começar o plantio da sua flor Crisântemo. Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Aproveite o tempo e leia também sobre as flores de cada signo!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *