Planta Azaleia: cultivo e recomendações
A Azaleia é uma planta tradicional e originária do Japão. Costuma florescer apenas uma vez ao ano, principalmente nos meses mais frios, como no inverno. Normalmente, são nos períodos mais frios que grande parte das flores adormecem, menos a Azaleia, que acabou ganhando bastante destaque por isso.
Quando se cultiva a Azaleia junto de outras espécies, é possível ter um jardim bastante florido o ano todo, já que as estações são revezadas entre os meses mais frios e os meses mais quentes.
No caso do Japão, a planta é presente em praticamente todos os jardins orientais, enquanto que aqui no Brasil elas também podem ser encontradas em locais públicos, como estradas e parques.
Se você está procurando uma opção de planta que pode ser super usada para decoração em períodos mais frios, esse artigo é para você. Aproveite e aprenda tudo sobre a planta Azaleia abaixo!
Taxonomia da Azaleia
- Reino: Plantae
- Divisão: Magnoliophyta
- Classe: Magnoliopsida
- Ordem: Ericales
- Família: Ericaceae
- Gênero: Rhododendron
- Espécie: Rhododendron simsii
Característica da planta Azaleia
Uma das principais características da Azaleia é o seu clima ideal para florescimento. É uma planta que floresce no inverno, diferente da grande maioria das flores. Por ser uma espécie resistente, que também sobrevive a temperaturas mais elevadas, o Brasil acaba sendo um país em que essa espécie se adaptou muito bem.
O crescimento médio da Azaleia vai de 60 a 120 cm de altura, com cores bastante variadas como rosa, vermelho, amarelo, branco, laranja e também mesclas de cores. Além disso, as flores podem ser dobradas ou simples e retas.
A Azaleia é uma planta que se adapta bem tanto em ambientes internos quanto externos, por isso, não é nada difícil cultivar essa linda planta em casa.
Como cultivar Azaleia?
O seu baixo custo e a facilidade de cultivo é um dos principais motivos para ser uma planta super favorita em jardins ou vasos de casas ou comércios.
Para cultivar a Azaleia é preciso tratar bem o solo antes do plantio e escolher locais que sejam bem iluminados, recebendo luz direta do sol.
A rega pode ser feita a cada dois dias, mas é importante que, mesmo se plantadas em jardins e canteiros, seus cuidados sejam iguais. A Azaleia gosta de terra com areia e argila e compostos orgânicos também. Tanto o vaso quanto o jardim precisam ser drenados e bem fofos para que as raízes possam crescer e se adaptar com facilidade.
A planta também precisa de alguns cuidados durante e depois do seu florescimento. A poda, por exemplo, precisa ser feita sempre depois de cada florada para dar uma limpada nos galhos. Junto disso, também é preciso fazer a adubação do solo onde a Azaleia está plantada, para que ela continue crescendo e se desenvolvendo de forma saudável.
Quanto tempo demora para Azaleia crescer?
Os galhos da Azaleia levam, em média, 60 dias para criar suas raízes. Depois disso, podem ser plantados no local desejado para que ela se desenvolva totalmente. Portanto, visto o tempo de criação de raízes, mais o tempo de desenvolvimento, é possível afirmar que a Azaleia demora cerca de 6 meses para crescer.
Qual o preço da Azaleia?
Os preços das mudas de Azaleia variam bastante. Essa planta podem ser comprada por preços que variam entre R$ 19 e R$ 30, seja em floriculturas, lojas especializadas ou supermercados.
Recomendações e cuidados com a Azaleia!
Uma dica muito importante de cuidados com a Azaleia é sobre a sua adubação. Esse processo deve acontecer quando as plantas já estiverem formadas, ou seja, a planta já deve estar enraizada e em formação, nunca quando elas forem mudas.
A Azaleia fica bem adaptada dentro de casa, mas elas precisam de, pelo menos, 4 horas por dia de luz solar direta. Em estações mais frias como o inverno, a planta pode ficar ao ar livre o dia todo – o que faz muito bem para o seu desenvolvimento. É nessa luz natural que as flores desabrocham e crescem de forma saudável.
Mesmo sendo natural do Japão, a Azaleia tem sido usada para diversas finalidades aqui no Brasil: decoração, paisagismo, acessórios e buquê de casamento são alguns dos principais usos. Além disso, a Azaleia também é usada muito na confecção de tecidos, em forma de estampas, pela sua estética linda e delicada.
Minha Azaleia está seca, o que fazer?
Para recuperar sua planta Azaleia seca, é preciso retirar as folhas e flores murchas. Depois disso, regue a superfície (se estiver seca), já que a Azaleia não gosta de terra constantemente úmida. Depois disso, aguarde até o próximo dia para ver como a planta reage. Lembre-se de incluir substratos e adubos para que ela mantenha seus nutrientes.
E, então? Conseguiu entender um pouco mais sobre a planta Azaleia? Esperamos que sim! Se tiver dúvidas, deixe nos comentários. Aproveite e leia também sobre a Gerbera!
Deixe um comentário