Como podar suculentas? 3 passos!
Estava com saudade de conteúdos sobre suculentas? Se, assim como eu, você também adora esse tipo de planta, saiba que hoje vamos falar sobre um tópico muito importante e, por vezes, pouco explorado dentro dessas espécies: como podar suculentas?
Existem boas práticas para a poda? Será que existem suculentas que não podem ser podadas de nenhuma forma? Ou melhor, eu preciso realmente podar minha suculenta? Essas e outras dúvidas nós vamos responder ao longo desse conteúdo.
Porém, já é possível adiantar que sim, toda e qualquer planta pode ser podada e isso não seria diferente com as nossas queridinhas. Inclusive, em alguns casos, inclusive quando começam a passar por um período de estiolamento, essa prática é recomendada.
E então? Esse tema interessa a você? Se sim, é só continuar acompanhando o artigo abaixo e acompanhar as dicas que preparamos para você sobre como podar suculentas. Boa leitura!
Afinal, eu posso podar suculentas?
Como já evidenciado brevemente no começo desse conteúdo sobre como podar suculentas, sim! Podar a sua planta é uma opção (mesmo que pouco frequente de forma geral) e, inclusive, em alguns momentos é até esperado que você faça esse processo.
É importante lembrar que a poda está relacionada ao controle de tamanho das espécies, mas não só isso. Também acontece para deixá-la mais bonita, removendo partes secas, queimadas ou menos desenvolvidas de forma geral.
No caso, espécies que crescem mais como as Echeverias e as Crassulas, por exemplo, precisam desse processo de poda justamente para que as suas ramificações sejam moldadas e para que se mantenham de um tamanho reduzido.
Normalmente, a poda dessas suas espécies citadas é chamada de “decapitação” e trata-se de um processo que consiste em cortá-la bem ao meio, separando o caule mais alongado do restante da planta.
Além dessas duas, outras suculentas que, por vezes, podem necessitar de podas são as seguintes:
- Graptoverias;
- Kalanchoes;
- Graptopetalums;
- Euphorbias;
- Entre outras.
Além delas, existem espécies que, ao ficarem sem a quantidade de sol necessária, podem se tornar estioladas. Nesse caso, essas suculentas também precisam de podas e saber como podar suculentas passa a ser necessário nesse contexto.
Ferramentas necessárias para podar suculentas
Agora você já sabe que entender melhor sobre como podar suculentas é uma necessidade, não é? Apesar desse processo, realmente, ser feito de forma muito menos frequente e “obrigatória”, ele não deixa de ser importante em alguns momentos em suculentas e cactos.
No entanto, para fazê-lo da melhor forma, você precisará de ferramentas que sejam apropriadas para isso. Com as ferramentas ideias, é possível ter muito mais segurança e você não corre o risco de matar a sua suculenta de alguma forma.
No geral, você irá precisar de poucas coisas! Apenas duas, na verdade:
- Tesoura apropriada: no geral, as tesouras mais interessantes de serem usadas no processo de como podar suculentas são as específicas para podas e jardinagem em geral. Opte por tesouras que sejam feitas de aço, inclusive, para garantir maior precisão.
- Luvas: as luvas são opcionais mas podem ser interessantes no momento de podar a sua suculenta – principalmente se você estiver podando espécies que são irritantes para a pele, como a Euphorbia. Além disso, é um item mais que necessário quando estamos falando de cactos – já dá para imaginar os motivos, não é?
Em qual época devo podar a suculenta?
Normalmente, a melhor época para realizar o processo de como podar suculentas é no início da primavera e do verão, mas isso pode variar. A dica geral é que esse processo não seja feito durante a floração.
Como podar suculentas em 3 passos?
Certo! Agora que falamos sobre a necessidade de poda, das ferramentas necessárias e em qual época é mais interessante você realizar a poda das suculentas, vamos falar sobre o processo de fato. E então, como podar suculentas de uma forma rápida?
Passo 1: Caule
O primeiro passo para saber como podar suculentas é examinar o caule da planta. É nesse momento que você vai entender onde irá posicionar a tesoura para cortar.
Para isso, evite cortar locais em que há novos brotos surgindo ou podar ramos que são principais e garantem a sustentação do restante da planta – claro, desde que ele não esteja comprometido de nenhuma forma. Observe bem se aquele caule é independente e se faz sentido cortá-lo.
Passo 2: Tesoura e corte
Depois do passo 1 sobre como podar suculentas, é o momento de trabalhar com a sua tesoura bem afiada.
Você pode posicioná-la de lado e cortar o caule de atravessado – é comum dizerem que, dessa forma, o próximo ramo nasce mais rápido, mas não há nada que comprove isso de fato.
Passo 3: Cicatrização
Para finalizar o processo de como podar suculenta, você precisará focar na etapa de cicatrização dessa planta. Nesse sentido, é possível usar canela em pó, por exemplo, para ajudar no processo de cicatrização do corte e, dessa forma, no desenvolvimento do novo ramo.
Esperamos que o artigo sobre como podar suculentas tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a suculenta Orelha de Gato!
Deixe um comentário