Suculentas de sombra: 14 tipos para você escolher!

4.8
(292)

Se você gosta de suculentas, provavelmente, já sabe que existem alguns tipos que são mais familiarizados e preferem o sol direto e outros que, na verdade, são diferentes: gostam de sol, mas preferem luz indireta ou difusa, com ambiente iluminado. São essas as chamadas suculentas de “sombra“, foco do artigo de hoje.

Apesar disso, todas as suculentas gostam de luminosidade (o que varia é a intensidade e ser direto ou não) e tem cuidados parecidos. Assim, em geral, preferem um clima mais quente, pouca água (inclusive, usar pedrinhas brancas no vaso ajuda a barrar a absorção da água pela suculenta e isso colabora com seu crescimento) e viver em locais arejados para melhor se desenvolver.

Quem acompanha o nosso blog sabe que já falamos bastante sobre suculentas por aqui e hoje não seria diferente. Existem diversos tipos que são chamadas de suculentas de sombra (como já comentado) e vamos falar detalhadamente sobre alguns deles. Essa linhagem pode ser interessante, inclusive, para pessoas que não tem tanto sol direto em casa, mas tem luz difusa. 

Se interessou e quer saber um pouco mais sobre as suculentas de sombra? Então, esse é o seu momento! Aproveite as nossas dicas no decorrer do artigo e boa leitura.

Quais os cuidados com as suculentas de sombra?

Os cuidados com as suculentas de sombra são bem parecidos com as que preferem uma maior quantidade de sol. Elas podem ser cultivadas tanto em  terraços, vasos, bacias, canteiros, jardins ou em qualquer local que você desejar, desde que a planta obtenha o que é necessário para a sua sobrevivência.

Nesse sentido, os cuidados estão relacionados, principalmente, ao local em que ela está plantada, a quantidade de sol que recebe e a quantidade de água também. Se você souber encontrar um equilíbrio sobre esses pontos, é muito provável que terá suculentas de sombra saudáveis por bastante tempo.

No caso, essas suculentas acabam sendo mais sensíveis à luz do sol direta – “ser de sombra” não significa que ela prefere ficar no escuro, mas sim, que ela apenas prefere luz difusa no ambiente. Um dos motivos para isso são as queimaduras que o sol pode gerar, a depender da sua intensidade, o que pode provocar secura e, inclusive, a morte da planta.

Assim como todas diversas espécies, as suculentas de sombra são muito variadas – sendo de tamanho, cores e beleza super diferentes. Com uma lista das principais, fica mais fácil decidir qual delas (ou quais delas) você vai querer ter em casa.

No tópico abaixo, vamos abordar os tipos de suculentas de sombra e quais as suas especificidades. Se você está em dúvida sobre qual seguir, acompanhe os tópicos abaixo e aproveite as dicas!

As principais suculentas de sombra!

Quando falamos das “principais suculentas” significa que serão aquelas que você irá encontrar com mais facilidade  em toda e qualquer floricultura ou casa de paisagismo da sua cidade. Mas, claro, existem outras para além dessas que vamos mostrar, que são conhecidas mas, por vezes, podem ser mais raras. 

1- Babosa

Além de ser muito utilizado para tratamentos estéticos devido a sua composição rica em cálcio, manganês, magnésio, ferro, zinco, selênio, além de vitaminas do complexo B, vitamina C e a vitamina E, a Babosa é um tipo de suculenta também muito utilizado para o lado medicinal. 

A principal espécie e a mais encontrada, entre as 300 existentes, é a chamada Aloe Vera (componente esse que, inclusive, é muito citado em diversos cosméticos e hidratantes). Dizem que a parte mais “complicada” dessa suculenta de sombra, no entanto, é o seu processo de cultivo, que depende de algumas etapas importantes para dar certo.

2- Suculenta zebra

A suculenta zebra, também conhecida como planta zebra ou rabo-de-tatu possui folhas pontiagudas em formato de lança e pequenos pontos (ou verrugas) brancos por toda a sua extensão – é daí que vem o nome “zebra”.

Está entre essa lista de suculentas de sombra, inclusive, por ter necessidades um pouco diferentes que as demais plantas da mesma família. A Zebra, no caso, prefere climas mais amenos para viver e prefere pegar indiretamente apenas o sol da manhã e do fim de tarde. Apesar disso, é uma planta que gosta de ambientes com boa luminosidade mas, claro, sem sol direto.

3- Suculenta orelha de Shrek


Fonte: Natureza no Lar

A terceira na lista das suculentas de sombra (mas que também gosta de sol) é a suculenta orelha de Shrek. Como já é de se esperar, esse nome foi colocado devido ao formato da planta que se parecem tubos com círculos na parte de cima, lembrando bastante a orelha do personagem dos filmes da Disney.

O crescimento dessa suculenta de sombra é um pouco mais lento e ela pode chegar entre 60 centímetros de largura e a 80 centímetros de altura. A orelha de Shrek aprecia bastante luz natural mas, claro, o ideal é colocá-la em locais de meia sombra. As regas dessa espécie seguem o padrão de outras suculentas: regas espaçadas e deve ser apenas feita quando o substrato estiver seco.

4- Suculenta diamante

Fonte: Elo7

A última dentre as suculentas de sombra (mas que também gosta de sol) selecionadas neste artigo é a suculenta diamante. Muito conhecida por ter folhas que mais parecem pedras preciosas, essa também é uma espécie de planta que prefere a luz natural difusa e não direta. O substrato para essa suculenta deve ser aerado e leve, dessa forma, tome cuidado para não deixá-lo compacto entre as regas.

A suculenta diamante, ainda, é uma planta que pode mudar de cor a depender das circunstâncias naturais nas quais é exposta. Além disso, também é uma espécie que pode ser adubada com certa periodicidade. Nesses casos, o ideal é optar por adubação com NPK líquido 10-10-10.

Outras espécies de suculentas de sombra

Além das suculentas de sombra mencionadas acima, também é possível encontrar diversas outras espécies. Para facilitar, listamos abaixo para você. Confira!

  • Colar de golfinhos;
Fonte: Cantinho
Fonte: Veja
Fonte: Minhas Plantas
Fonte: Faz Fácil
Fonte: Mercado Livre
  • Planta Jade;
Fonte: Diário do Nordeste
  • Cacto Estrela;
Fonte: Faz Fácil
  • Lança de São Jorge;
Fonte: Casa Vogue
  • Flor de cera;
Fonte: Casa Abril
  • Colar de Rubi;
Fonte: Assim que se Faz
  • Etc.

Esperamos que o artigo sobre suculentas de sombra tenha sido útil para você! E, claro, caso plantar alguma delas, não deixe de nos enviar uma mensagem contando sua experiência. Se quiser, aproveite o tempo no blog e leia também sobre suculentas coloridas

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 292

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

14 comments

    1. Diamante, orelha de churek são plantas de sol. A orelha nao fica nesse tom avermelhado se não tomar sol. Sou colecionadora e tenho essas plantas em casa .

      1. Olá, Viviane! Como mencionado no começo do artigo, não estamos dizendo que suculentas de sombra não gostam de sol, na verdade, apenas que preferem luz difusa (deixamos agora com maior destaque esse trecho). Como você já sabe, suculentas são adaptáveis e conseguem viver bem em diferentes ambientes, com sol direto ou não.

      2. Obrigada,comprei uma,me disseram que não precisa colocar no sol.
        Moro em apto ,todas as tarde levo-as p tomar,pois de manhã não bate sol.
        Amo minhas suculentas,gostaria de saber qual tipo de vitamina pode colocar. Obrigada!

        1. Olá, Eloisa! As suculentas aceitam diversos tipos de adubos. No caso, você pode optar por comprar um fertilizante próprio para cactos e suculentas, como esse por exemplo. E você está fazendo certo em levá-las para tomar sol pelo menos um pouco.

  1. Gostei até a parte que tinha foto das suculentas fiquei brava querendo saber das outras 11 suculentas final decepcionada

    1. Olá, Mary, agradecemos pelo feedback! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo e das fotos!
      Seja sempre bem-vinda ao blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *