Como fazer substrato para suculentas em casa?

5
(1)

Se você acompanha o nosso blog, é provável que já tenha reparado que estamos sempre trazendo conteúdos sobre suculentas e suas diferentes espécies.

As queridinhas de diversos brasileiros também são nossas favoritas e estão sempre por aqui. 😉

No entanto, apesar de vários conteúdos sobre as tipificações, é importante reservar um momento para falarmos sobre os cuidados específicos com cada uma delas. Nesse sentido, por que não falarmos sobre o substrato para suculentas?

Sempre comentamos que elas preferem solos drenáveis, mais soltos e, por vezes, não necessitam de nenhum tipo de adubação. Mas, será que somente esse tipo de substrato é o ideal para essas plantas?

É sobre isso que falaremos ao longo desse conteúdo!

Se você gosta dessas espécies e quer saber mais sobre substrato para suculentas e, inclusive, como fazer uma boa mistura em casa mesmo, é só continuar acompanhando o artigo até o final. 

Boa leitura!

Quais são os tipos de substrato?

Antes de falarmos especificamente sobre substrato para suculentas, é importante que você saiba mais a fundo sobre os tipos existentes. Nesse sentido, é legal conhecer os que estão disponíveis para que você possa fazer uma boa escolha – inclusive, se preferir por aqueles prontos.

No geral, os substratos mais populares e mais vendidos são:

  • Areia: normalmente, é a mistura de areia de construção, terra comum e terra vegetal. É ótima para cactos e suculentas mas precisa ser seus minerais balanceados;

  • Terra vegetal: substrato muito coringa e usado em praticamente todas as plantas. É composto por terra, fertilizantes, materiais orgânicos e alguns compostos naturais;

  • Argila expandida: é um tipo de substrato bastante usado com foco para escoamento da água no solo e, por isso, pode ser colocado na base do vaso para facilitar o processo de drenagem;

  • Húmus: normalmente, é composto por matéria orgânica que provém da decomposição de organismos feitos por minhocas.

Substrato para suculentas: qual é o ideal?

No geral, o substrato para suculentas mais ideal precisa ser:

  • Leve;
  • Com pouca matéria orgânica;
  • Poroso;
  • Drenável;
  • E não compacto.

Essas espécies não precisam de solos muito ricos em matéria orgânica, justamente, por estarem acostumadas a substratos mais  “pobres”.

No entanto, um substrato com compostos orgânicos variados (terra vegetal, areia, húmus, etc) e minerais em quantidade razoável, além de ter uma consistência leve e ser mais soltinho, não é contra indicado.

Existem, inclusive, diversas receitas e formulações para criar um substrato que seja drenável, aerado e bom para essas espécies – como mencionado acima. 

Para fazê-lo, atentar-se às medidas de cada item e, até mesmo, entender sobre o momento da rega são pontos importantes para atingir um bom resultado. Falaremos melhor sobre isso mais a frente!

E qual tipo de solo ruim para uma suculenta?

O pior substrato para suculentas é aquela que contempla as seguintes características:

  • Compacto;
  • Com muita areia de construção (mais que terra, por exemplo).;
  • Composto por terra “de chão”.

Solos com esses 3 itens já são indicados como ruins para essas espécies.

Em primeiro lugar, as suculentas preferem solos soltinhos para que suas raízes possam ter liberdade para crescimento. Além disso, muita areia no solo prejudica a absorção de minerais na planta, o que só prejudica seu desenvolvimento.

Por fim, a terra vermelha (essas de chão de propriedades, como casas e terrenos baldios) podem estar contaminadas por nematóides (vermes e parasitas), o que pode ser bem ruim para o crescimento de sua suculenta.

Dicas para fazer substrato para suculentas em casa!

Certo! Então, agora que você sabe quais são os tipos de substrato existentes no mercado, qual é o ideal para as suculentas e quais aqueles que não são indicados, poderemos te dar dicas de como fazer o seu e em casa mesmo.

Se você não deseja comprar o substrato para suculentas já pronto porque tem os itens necessários em casa, saiba que é um ótimo caminho!

Inclusive, porque esse tipo de solo também pode ser usado em outras plantas, não necessariamente apenas suculentas.

Abaixo, separamos os pontos necessários e o modo de preparo do seu substrato para suculentas. Acompanhe!

Itens necessários

Para fazer o seu substrato para suculentas, opte por usar:

  • Terra vegetal;
  • Areia;
  • Perlita (pedra branca) – opcional;
  • Argila expandida – opcional.

Além disso, você também irá precisar de:

  • Algo para medir, pode ser uma colher, por exemplo;
  • Espátula para mexer a mistura;
  • O vaso da suculenta.

Modo de preparo

Com os materiais em mãos, você irá precisar pegar a quantia ideal de cada item para fazer sua mistura da melhor forma. Normalmente, é possível seguir os seguintes direcionamentos:

  • 3 colheres de sopa de terra vegetal;
  • 2 colheres de sopa de areia;
  • 1 colher de perlita – é possível acrescentar apenas em cima do substrato, após o plantio da suculenta.
  • A argila expandida, normalmente, é acrescentada ao fundo e deve cobrir toda a extensão do vaso.

Depois dos ingredientes colocados no recipiente, use a espátula para mexê-los ou tampe-o e apenas balance de um lado para o outro também. 

Por fim, deixe o substrato para suculentas pronto em local arejado e use a quantidade necessária para plantar suas mudas. Também é possível utilizá-lo para o plantio de cactos e outras espécies.

Além disso, caso tenha outras suculentas já plantadas, uma opção é renovar seus solos. Utilize esse substrato pronto nelas e replante-as se sentir necessidade.

Esperamos que o artigo sobre substrato para suculentas tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre as suculentas coloridas!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *