Jiboia prateada: cuidados para não errar no plantio!
Se você ainda não conhece a planta Jiboia, saiba que está perdendo tempo. Essa é uma das espécies mais charmosas e usadas na decoração interna nos dias atuais. Porém, assim como outras, apresenta variações igualmente incríveis. Hoje, falaremos sobre uma delas: a Jiboia prateada.
Essa fama toda em volta dessas espécies se dá pela facilidade no cultivo e grande adaptabilidade a diferentes locais e temperaturas – além de, claro, serem muito bonitas e ótimas para pessoas que gostam de decoração pautada em tons de verde.
Além disso, a Jiboia prateada é conhecida também pelos seus significados, assim como várias outras do mesmo grupo. No caso, acredita-se que ela pode retirar as más energias dentro dos ambientes e fazer uma purificação dos mesmos.
É uma planta herbácea, que apresenta um caule fino porém bastante ramificado, com raízes que podem suportar a fixação em suportes variados de ambientes internos e, inclusive, em outras plantas – já que apresenta características de planta trepadeira.
Suas folhas são delicadas e apresentam uma tonalidade verde clara, normalmente. Inclusive, assim como outras da mesma família, também podem crescer e atingir alguns metros de altura.
Se você quer saber mais sobre a Jiboia prateada, os cuidados necessários e os detalhes para o seu crescimento, já sabe, não é? Continue acompanhando o artigo abaixo até o final e aproveite muito nossas dicas.
Boa leitura! 😉
Taxonomia da planta Jiboia
- Reino: Plantae;
- Clado: Angiospérmicas
- Clado: Monocotiledóneas;
- Ordem: Alismatales;
- Família: Araceae;
- Gênero: Scindapsus;
- Espécie: Scindapsus pictus Argyraeus.
A família Araceae é uma família monofilética de plantas com flor, monocotiledóneas, da ordem Alismatales, que agrupa de 115 a 129 gêneros. Dentro deles, inclusive, são cerca de 4025 registradas até o momento.
Nativa das regiões tropicais, esse grupo apresenta espécies de plantas com características arbustivas, epífitas, plantas aquáticas e com características ornamentais.
São espécies que gostam de climas mais úmidos, porém, são super adaptáveis e podem ser cultivadas em locais de temperatura mais amenas, desde que receba os cuidados necessários.
Scindapsus, por sua vez, é um gênero botânico que abarca diversas espécies consideradas ornamentais – são cerca de 50 registradas atualmente. Uma das características mais interessantes delas é sua capacidade de se adaptar a diferentes ambientes.
Elas podem ser cultivadas tanto em vasos dentro de casa como em jardins externos, desde que recebam luz solar indireta e umidade suficiente. Além disso, as plantas Scindapsus são capazes de se agarrar a superfícies verticais usando raízes aéreas, tornando-as ideais para decorar paredes ou cercas (como é o caso da Jiboia Prateada).
Abaixo, inclusive, destacamos algumas das espécies mais conhecidas e que se assemelham com a Scindapsus pictus Argyraeus. São elas:
- Scindapsus aureus;
- Scindapsus ceramensis;
- Scindapsus hederaceus;
- Scindapsus marantifolius;
- Scindapsus splendidus;
- Etc.
Características da Jiboia prateada
Fonte: Freepick
A Jiboia Prateada, também conhecida como Scindapsus pictus, é uma planta trepadeira de origem tropical que é amplamente cultivada como planta de interior em todo o mundo.
Uma das características distintivas da Jiboia Prateada é a sua folhagem única e bastante atraente. As folhas têm uma tonalidade verde-claro com manchas prateadas que criam um efeito de mosaico muito bonito.
As folhas, além disso, também podem se apresentar em formato de coração, com bordas onduladas e um caule fino que se enrolam em torno de suportes ou objetos próximos para se fixar.
Uma das vantagens da Jiboia Prateada é que ela é muito fácil de cultivar e manter na decoração. Normalmente, é uma espécie que prefere um ambiente úmido e, por isso, é importante sempre mantê-la regada de forma regular.
A planta também precisa de luz, mas não pode ficar exposta diretamente ao sol, então, é recomendável instalá-la em um local com luz indireta ou com luz direta durante poucas horas do dia.
O solo deve ser fértil e bem drenado, e é recomendável realizar um processo de adubação a cada 2 a 3 meses, por exemplo.
Por fim, a Jiboia Prateada é uma planta versátil e pode ser usada em uma variedade de configurações de design de interiores. Ela fica bem em vasos suspensos, em treliças ou pode ser cultivada em paredes vivas. Também é uma ótima opção para espaços pequenos, pois ela cresce verticalmente e não ocupa muito espaço.
Sobre pragas e doenças
Em relação a pragas e doenças, é possível destacar que as que mais atingem essa espécie são aquelas padrões das espécies vegetais no geral. Nesse sentido, pulgões e cochonilhas são as que mais podem ser vistas.
Lembrando que:
- Cochonilha: é um inseto que “chupa a seiva” da planta e, e como consequência, aparecem malformações nas folhas e o caule. Além disso, expulsam o excesso de seiva sobre a superfície das folhas, o que leva ao aparecimento do denominado fungo ferrujão.
- Pulgão: insetos que também se alimentam da seiva da planta. Porém, além disso, também podem se alimentar das folhas. Quando a planta é atacada por estes pequenos insetos, perde vigor, o seu crescimento reduz-se e a floração diminui.
Sobre a remoção de toxinas
Uma das razões pelas quais a Jiboia Prateada é tão popular como planta de interior é que ela é considerada uma planta de purificação do ar. Isso significa que possui uma capacidade de remover toxinas e poluentes, tornando o ambiente mais saudável para as pessoas que vivem no local.
Significado da planta Jiboia
Como mencionado, a planta Jiboia é responsável por proteger os lares de energias negativas. Então, é como se essa espécie fosse como um escudo para aquelas pessoas que entram em sua casa com intenções ruins.
Como fazer uma muda da Jiboia prateada?
Essa espécie pode se espalhar facilmente e, por isso, é fácil fazer mudas dela – dessa forma, você não necessariamente precisa comprar uma para ter em casa.
Veja abaixo como você pode fazer esse processo de forma fácil:
- Primeiro, faça um corte na diagonal no caule da jiboia;
- Depois, utilize água ou terra para a muda;
- Caso prefira plantar na terra, espere a muda secar por 24h e, após isso, plante-a em um vaso ou local desejado;
- Para fazer a muda na água, basta colocá-la em uma vasilha com água limpa até cobrir as raízes.
Como cultivar a planta Jiboia?
É possível encontrar as mudas da planta Jiboia prateada em qualquer loja de paisagismo, floriculturas e, inclusive, até supermercados, sabia? Por ser uma espécie muito adaptável, popular e com possibilidade de ser usada dentro das casas, é facilmente encontrada em diversos locais.
A forma de cultivo vai depender do objetivo diante da espécie. Se a intenção é construir uma decoração para pergolado, no caso, é importante plantar algumas mudas uma do lado da outra, sem grande espaçamento – já que as folhas são numerosas e crescem bem uma perto das outras.
Além disso, em relação a preços, é possível destacar que a muda de 20 centímetros da planta Jiboia prateada pode ser encontrada a partir de R$ 70.
Como cuidar da Jiboia prateada?
Fonte: Freepick
Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a Jiboia prateada. Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos, é importante atentar-se à quantidade de sol e ao processo de poda, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.
Acompanhe abaixo com mais detalhes!
Clima
Como mencionado, a Jiboia prateada é uma espécie de florestas tropicais e, por isso, seu clima preferido é o tropical e subtropical também.
Dessa forma, gosta de uma boa quantidade de luz todos os dias e de forma difusa, principalmente. Ao mesmo tempo, também é uma planta que pode se adaptar a locais com sombra e até por isso é uma boa opção para ser cultivada dentro de apartamentos e casas.
Solo
O substrato ideal para a planta Jiboia prateada é aquele padrão que sempre falamos por aqui, ou seja: fértil, enriquecido com bastante matéria orgânica e drenável também.
Um ponto diferente aqui é que esse solo também pode ser levemente ácido, o que colabora com a capacidade de retenção de água – ótima característica para o desenvolvimento dessa espécie.
Poda
A poda da Jiboia prateada é um processo que irá depender do formato no qual ela será plantada. No caso, se for usada em pergolados, é muito provável que esse processo precise acontecer mais raramente.
Por outro lado, se o desejo é de plantá-la em vasos e no alto, o ideal é que as podas aconteçam uma vez a cada 6 meses, por exemplo.
Regas
As regas da Jiboia prateada devem ser feitas 3 vezes na semana quando a estação for mais quente. No caso, em estações mais frias, esse processo pode ser feito apenas 1 vez a cada 7 dias – para evitar apodrecimento das raízes.
A regularidade da irrigação se dá também a partir do substrato – você só deve fazer o processo quando ele estiver totalmente seco.
Para isso, a técnica do “dedometro” (que consiste em colocar o dedo no substrato) é uma boa opção para ser usado. Se o seu dedo sair sujo, ainda não é o momento de colocar água na Acer palmatum.
Adubação
Como mencionado, a adubação da Jiboia prateada pode ser feita sem problemas. Nesse caso, é possível utilizar uma formulação de adubo químico ou fertilizantes orgânicos e húmus de minhoca.
Esperamos que o artigo sobre a planta Jiboia tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre um estilo de jardim que requer, com certeza, uma Jiboia: o Jardim Tropical!
Deixe um comentário