Flor Gerânio ou Sardinheira: cuidados e dicas
A flor Gerânio é conhecida como uma das mais perfumadas e bem requisitadas pelos paisagistas, principalmente, por sua linda coloração e ótima adaptabilidade. É uma planta que floresce o ano inteiro e, por isso, é muito usada em jardins e varandas.
O Gerânio, planta que também é conhecida como Sardinheiras, tem diversos tipos do mesmo gênero e, no Brasil, é super encontrada na tipificação pendente ou ereta. Por isso, cada tipo da flor Gerânio pode se desenvolver melhor em um tipo de vaso – seja ele suspenso ou não.
Se essa flor é uma das suas opções para decorar sua casa ou seu apartamento, então, esse conteúdo foi feito para você. Continue lendo e aproveite para saber mais sobre os cuidados e as dicas para lidar com um Gerânio! Boa leitura.
Taxonomia da flor Gerânio
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Magnoliopsida;
- Ordem: Geraniales;
- Família: Geraniaceae.
Características da flor Gerânio
A flor Gerânio é de origem Africana e tem um significado que remete a paz, harmonia e carinho. É uma planta fácil de cuidar e é surpreendente em relação ao seu perfume. Hoje em dia, são cerca de 300 tipos de Gerânios espalhados pelo mundo e já catalogados. No entanto, os dois mais encontrados no Brasil são o ereto e o pendente.
O primeiro tipo de Gerânio, o ereto, tem um crescimento na vertical e, por isso, é perfeito para jardins na altura do chão ou buquês. Já no caso do Gerânio pendente, seu crescimento é para baixo e, devido ao seu movimento, formam lindas cascatas de decoração.
Durante muitos anos, o chá da flor Gerânio foi conhecido por ter várias propriedades. Pitágoras dizia que esse chá poderia, por exemplo, diminuir as paixões da juventude e fazer com que as pessoas pensassem mais racionalmente.
É uma planta que prefere as temperaturas amenas e tem boa adaptação com o clima aqui do Brasil. No entanto, em períodos mais quentes, o ideal é redobrar os cuidados e se precaver para não deixar o Gerânio com muita umidade – pois isso também prejudica seu crescimento.
Agora que você já sabe alguns detalhes sobre essa flor, vamos aos cuidados em relação a ela?
Como cuidar da flor Gerânio?
Os cuidados com a flor Gerânio são bem simples, principalmente, por ser uma planta de fácil adaptação. É importante se precaver com o excesso de água – que causa a criação de fungos e bactérias.
Ao mesmo tempo, por ter vindo da África, é uma planta que gosta de estar no sol e gosta de solos ricos em nutrientes, seja através de estercos, húmus de minhoca e componentes orgânicos – só tome cuidado para não usar os três juntos.
Abaixo, acompanhe mais especificidades em relação aos cuidados com o Gerânio:
- Rega: as regas da flor Gerânio variam conforme o seu desenvolvimento. Assim que flor plantada, o ideal é regar bastante. No entanto, ao pegar raízes e começar a brotar, você pode diminuir as regas apenas quando a terra ou substrato estiverem secos.
- Luminosidade: o Gerânio é uma planta que gosta de sol e precisa de uma luz mais intensa por, pelo menos, 4 horas no dia. Não suporta muitos dias sem sol ou regiões muito frias e com geadas, principalmente, pelo seu país de região.
- Adubação: em relação a adubação, a flor Gerânio gosta de solo bastante fertil e com ótima drenagem. Nesse sentido, certifique-se de que a água que você usa para regá-la seja realmente dissipada através dos furos do vaso. Em relação ao adubo, é possível usar o NPK 4-14-8 junto à água. Além disso, também é possível usar húmus de minhoca e compostos orgânicos, como esterco ou cascas de banana, por exemplo.
- Poda: a poda da flor Gerânio segue o padrão normal. Você pode retirar galhos, flores e folhas mais secas e cortar para evitar o crescimento.
Como plantar Gerânio?
O Gerânio é uma planta mais comumente encontrada através de mudas feitas por estacas. Dessa forma, é normal você ter que trocá-la de vaso depois de algum tempo. No entanto, se o seu objetivo é fazer algumas mudas da flor, acompanhe os passos abaixo:
- Passo 1: selecione aqueles galhos mais saudáveis para fazer as estacas;
- Passo 2: corte o galho e lembre-se de que ele deve ser realizado acima de onde as folhas brotam;
- Passo 3: mantenha folhas apenas na parte superior do caule ou galho, para que nada impeça o crescimento da planta na parte em que ficará no substrato;
- Passo 4: você pode colocar o caule em uma solução com hormônio para crescimento de raízes, se assim preferir;
- Passo 5: em um vaso, coloque terra junto de areia para deixar o substrato mais drenável e coloque as estacas – cerca de 3 por vaso. Depois disso, regue bastante;
- Passo 6: deixe em sol pleno e, depois de 8 semanas, as mudas começarão a brotar;
- Passo 7: depois disso, você pode transportar cada estaca para um vaso e plantar no local que achar mais ideal.
Viu como é fácil plantar Gerânio? Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você e esperamos que tenha uma espécie dessa na sua casa em breve. Aproveite e leia também sobre como planejar uma horta familiar?
Deixe um comentário