Identificação de suculentas em 4 passos!

5
(1)

Se você acompanha nosso blog há algum tempo, já deve ter percebido que falamos bastante sobre suculentas por aqui, certo? Sabemos que nosso público ama esse tipo de conteúdo e nós também gostamos bastante de falar sobre essas espécies que são super versáteis e incríveis.

Ao mesmo tempo, também é importante considerar que, sendo espécies tão conhecidas e difundidas, a pluralidade de tipificações, gêneros e espécies é gigantesca (são cerca de 22 mil) e nem sempre é possível identificar a suculenta que você tem em casa para, justamente, pesquisar a melhor forma de cultivá-la.

Nos nossos conteúdos, sempre buscamos indicar todos os apelidos e nomes populares que essas plantas vão adquirindo para facilitar o processo de identificação de suculentas, no entanto, sabemos que mesmo assim não é tão fácil entender com qual planta você está lidando.

Diante disso, resolvemos fazer esse conteúdo apenas voltado para identificação de suculentas! Ele será como uma espécie de guia para que você utilize quando desejar e quando houver algum tipo de planta que desconhece aí na sua casa.

E, então? Gostou da ideia desse conteúdo e quer aprender mais sobre identificação de suculentas? Se sim, é só continuar acompanhando esse artigo até o final e aproveitar as dicas!

Por que fazer a identificação de suculentas?

Mesmo que você tenha anos e anos de experiência em jardinagem, o processo de identificação de suculentas ainda sim é importante. Isso acontece porque, por vezes, apenas quando sabendo de fato com qual espécie estamos lidando conseguimos um maior aproveitamento do plantio, cultivamos a planta da melhor forma e, inclusive, evitamos estresses desnecessários para as espécies.

No entanto, você pode se perguntar também: “Sempre ouvi que suculentas são fáceis de plantar e os cuidados são muito parecidos entre si, por que devo fazer esse processo de identificação de suculentas?”. Essa é uma ótima dúvida!

No caso, mesmo com processos de cuidados bem parecidos entre si, existem algumas suculentas que não necessitam de uma luminosidade direta por tanto tempo assim. Outras, por vezes, só crescem de fato se esse contato com a luz for mais constante.

Existem espécies de suculentas, por exemplo, que pode ser regada uma vez na semana. Outras, no entanto, requerem esse processo apenas a cada 15 dias.

É por essas e outras razões que o processo de identificação de suculentas torna-se necessário, ainda mais em um contexto de enormes e diversas tipificações desse tipo de planta em todo o mundo.

Como fazer a identificação de suculentas?

Certo! Agora que você já compreende o motivo de fazer a identificação de suculentas, vamos direto ao ponto! Como fazer esse processo?

Abaixo, vamos ilustrar da forma mais clara possível e te indicar possibilidades! Vamos lá?

Procure por artigos sobre tipo de suculentas e compare

Uma boa forma de fazer a identificação de suculentas é procurar por artigos no Google que abordam os mais diversos tipos desse gênero. Normalmente, esses artigos mostram as fotos e, junto disso, indicam o nome e também possíveis cuidados.

Nesses conteúdos, você pode procurar por aquela que é mais parecida com a sua suculenta (se quiser, tire até uma foto bem nítida dela para ir comparando) e, depois disso, você poderá obter algum sucesso.

Além disso, você também pode acessar a categoria do nosso blog sobre suculentas e dar uma olhada por lá. A tarefa é um pouco árdua, sim, mas eu mesma já consegui indicar algumas espécies com esse método. 😉

Não esqueça de sempre perguntar antes de comprar!

Mesmo que você faça as compras das suas atuais suculentas em mercados mesmo, saiba que uma boa prática é sempre perguntar o nome da planta – caso não esteja indicado no próprio código de barras.

O mercado ou qualquer estabelecimento é obrigado a te passar informações sobre o produto que você está adquirindo, inclusive, nesse caso, sobre as formas de cultivo. Isso pode ajudar muito na identificação de suculentas também!

Grupos de Facebook

Uma outra forma de fazer o processo de identificação de suculentas é entrar em grupos de Facebook que falam a respeito desse assunto ou que tenham a temática sobre “flores em geral”.

Nesses grupos, as pessoas são facilmente aceitas e, normalmente, existe um grande engajamento. Dessa forma, se você publicar a foto de sua suculenta e perguntar se alguma pessoa sabe o nome ou se conhece os principais cultivos relacionados a ela, é muito provável que você tenha uma resposta – ainda mais se o grupo for grande!

Nós do Flores Coloridas também temos um grupo que está à sua disposição caso precise desse tipo de informação. Nossa comunidade é muito engajada e está sempre atenta por lá! Acesse aqui nossa página e aqui nosso grupo privado!

Aplicativos

Por fim, e não menos importante, também existem aplicativos que ficam à sua disposição para esse processo de identificação de suculentas.

No caso, infelizmente, alguns deles só fornecem o nome da planta e também estão passíveis de erros e/ou não identificação do nome – mas, apesar disso, funcionam na maioria das vezes.

Alguns deles são gratuitos e só permitem algumas pesquisas. No entanto, você pode baixar vários em seu celular e usá-los separadamente. Confira uma breve lista abaixo!

  • PlantNet;
  • Google Lens;
  • PlantSnap;
  • iNaturalist.

E, então? Ficou mais claro esse processo de identificação de suculentas? Esperamos que esse artigo tenha sido útil. Se quiser, leia também sobre suculentas exóticas! (aproveite e dê uma olhada se a sua está por lá!)

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *