Dicas de como plantar pimenta dedo-de-moça!
Se você gosta de uma comida bem temperada e com aquele toque mais picante, então, é o seu momento de aprender como plantar pimenta dedo-de-moça em casa. Isso porque, além de ser uma espécie muito tranquila de ser cultivada, é uma ótima ideia ter sempre à disposição e pronta para uso.
Esse tipo de pimenta cresce cerca de 8 a 10 centímetros e é muito utilizada em molhos. Além disso, pode ser cultivada em vasos e em pequenos espaços sem problemas
Claro que comer pimenta (principalmente, a dedo-de-moça) em excesso pode causar alguns efeitos colaterais e, por isso, o ideal é fazer um uso de forma moderada. Alguns desses efeitos são: sudorese e elevação da pressão arterial. Por isso, a ideia aqui é te ensinar a como plantar pimenta dedo-de-moça para que você use moderadamente.
Então, se você quer entender melhor como funciona esse cultivo e as boas práticas para o melhor desenvolvimento da sua pimenta, continue lendo o artigo abaixo!
Como plantar pimenta dedo-de-moça? Dicas gerais!
Antes de entrar nos tópicos mais específicos sobre o cultivo da pimenta, vamos abordar primeiramente algumas dicas gerais que precisam ser seguidas para o melhor desenvolvimento dos brotos.
Dica 1: plante sempre em ambientes quentes
Não importa o tipo da pimenta, no geral, todas adoram o contato direto com o sol. Normalmente, elas germinam de forma muito mais rápida entre temperaturas de 16º C e 35º C, então, o ideal é iniciar o plantio logo no verão.
Dica 2: pimentas não sobrevivem a geadas
Ainda falando sobre temperatura, quando você for pensar em como plantar pimenta dedo-de-moça, o ideal é já refletir sobre o local em que você mora – isso porque as pimentas não sobrevivem a geada.
Uma dica para plantar pimenta mesmo se você mora em um lugar de temperaturas mais baixas é criar estufas térmicas para que o seu desenvolvimento seja garantido.
Dica 3: o processo de colheita da pimenta
As pimentas costumam estar prontas para serem consumidas depois de 150 dias (cerca de 5 meses) do início da semeadura, porém, isso também varia conforme o tipo de pimenta escolhido.
Benefícios da pimenta dedo-de-moça para a saúde
Esse tipo de pimenta é bastante utilizado na gastronomia e o objetivo de aprender a como plantar pimenta dedo-de-moça pode estar muito relacionado a isso. Devido a uma substância chamada capsaicina (responsável também pela picância no paladar), a pimenta acaba sendo um ótimo antioxidante natural também.
Além desses benefícios, também temos:
- Combate aos radicais livres: devido à substância antioxidante, a pimenta ajuda a combater esses radicais livres que podem prejudicar o funcionamento pleno das células do corpo.
- Previne o envelhecimento precoce das células do corpo: também devido à substância antioxidante, previne o envelhecimento das células mais saudáveis do corpo.
- Ação anti-inflamatória e analgésica: além disso, a pimenta também age de forma antimicrobiana, antitumoral e termogênica.
- Colabora com a saúde do coração: esse é um dos benefícios mais conhecidos da pimenta e está correto! Ela ajuda no processo de digestão dos alimentos e, com isso, também previne problemas no coração causados por excesso de gordura, como a aterosclerose.
- Rica em vitaminas A, C, E e algumas do complexo B: o que também colabora bastante com o sistema de defesa do corpo.
Como plantar pimenta dedo-de-moça: dicas específicas!
Certo, agora que você já sabe as dicas gerais de como plantar pimenta dedo-de-moça e também ficou mais familiarizado com os benefícios desse condimento, vamos explicar melhor sobre como fazer o cultivo.
- Você pode encontrar sementes de pimenta dedo-de-moça à venda em lojas especializadas em condimentos. Porém, também é possível fazer uso de algum pedaço que tenha aquelas bolinhas brancas dela disponíveis. Em ambos os casos, a pimenta germina tranquilamente.
- Depois, plante a semente em solo fértil, já com adubo orgânico ou natural, se preferir. É importante ressaltar que o solo precisa ser drenável para evitar acúmulo de água.
- Normalmente, você conseguirá ver os pequenos brotos da pimenta logo após 20 dias desse processo. Depois disso, as mudinhas pequenas começaram a se formar e, quando elas formarem de 4 a 6 folhas, o ideal é plantá-las em local definitivo.
- Agora que você já plantou a sua muda no local em que ela permanecerá, mantenha sempre o solo úmido e em ambientes com temperaturas mais altas, além de algumas horas de sol por dia. Se assim for feito, em breve ela começará a crescer saudável.
Além disso, se você quiser comprar cachepôs ou floreiros auto irrigáveis, também pode dar certo para o desenvolvimento.
Como conservar a pimenta dedo-de-moça?
Imagem: Pinterest
Depois de entender como plantar pimenta dedo-de-moça e fazer a colheita, é interessante você fazer uma espécie de conserva para mantê-las prontas para uso. Nesses casos, o processo é bastante fácil. Você vai precisar de:
- 8 pimentas dedo-de-moça;
- 1 dente de alho;
- 1 galho de alecrim;
- 1 folha de louro seca;
- ¾ de xícara de chá de óleo;
- 2 colheres de chá de sal.
Depois disso, você precisará:
- Fazer a limpeza correta da pimenta antes de colocá-la em conserva;
- Picar o dente de alho, alecrim e folhas de louro para colocá-las no pote;
- Picar as pimentas – sempre descartando os cabos e a parte final dela;
- Colocar tudo em um pote (de preferência, de vidro) e acrescentar o óleo.
- Deixar na geladeira e, depois de 5 dias, ela já estará pronta para consumo. Sua validade é de até 30 dias.
Esperamos que esse conteúdo sobre como plantar pimenta dedo-de-moça tenha sido útil para você. Aproveite e leia também sobre como plantar rabanete!
Deixe um comentário