Flor Lantana: como cultivar a flor que muda de cor?

4.9
(10)

A flor Lantana é uma espécie de planta super colorida e é ótima para ser usada como decoração nas residências, principalmente, por deixar os espaços muito mais alegres e convidativos.

Essa flor, também conhecida como Cambará e como flor arco-íris, pode ser considerada uma das melhores espécies para pessoas que estão iniciando no ramo paisagístico – isso porque tem uma manutenção muito tranquila e tem ótima “pega”, principalmente, quando a estação é mais quente.

Além disso, a flor Lantana é uma espécie perene e que dá flores praticamente durante todo o ano. Por esse mesmo motivo, acaba sendo bastante escolhida para compor canteiros e jardins de chão.

Se você se interessou pela flor Lantana e quer entender melhor como funciona seu cultivo e, ainda, o motivo pelo qual a consideram uma “flor que muda de cor”, é só continuar lendo o artigo abaixo. Boa leitura e acompanhe as dicas!

Taxonomia da flor Lantana

  • Reino: Plantae;
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Ordem: Lamiales (grupo taxonômico do grupo das asterídeas e das dicotiledóneas);
  • Família: Lamiaceae;
  • Espécie: cerca de 100 espécies.

As espécies de planta que se são da ordem das Lamiales costumam ser da seguinte forma: flores simétricas de forma bilateral, cinco pétalas em cada flor e ovário superior (que são, em outras palavras, dois carpelos unidos). 

Características da flor Lantana

A origem da flor Lantana se deu nas regiões mais quentes da América do Sul e da América Central. Pode ser considerada como um arbusto e planta perene (ou seja, que duram de forma plena durante o ano todo) que tem cerca de 100 espécies catalogadas.

Em relação ao tamanho, é uma planta que não costuma passar dos 2 metros de altura, apresentando um crescimento bastante rápido até atingir 1 metro.

As folhas da flor Lantana são rugosas, com formato ovalado e tem cerca de 10 centímetros. Além disso, tem uma cor verde escura e apresenta alguns “pelinhos”, utilizados como forma de absorver a maior quantidade de água que bate nelas.

O aroma da flor Lantana é bastante parecido com o da erva-cidreira. Suas flores são pequeninas (com cerca de 3 centímetros de comprimento e 4 centímetros de largura) e podem adquirir diversas cores ao longo do tempo (vamos explicar sobre esse tópico abaixo).

Um último ponto importante para abordar a respeito de suas características é sua grande resistência em relação às pragas e quanto mais bem cuidado, logicamente, mais incrível essa planta fica.

Como assim as flores da Lantana podem ter várias cores? 🤔

Uma das características da flor Lantana que faz com que essa flor seja ainda mais especial é a sua coloração. O que acontece é que suas flores mudam de tonalidade conforme vão passando os dias – de início, elas podem ser amarelas, depois elas se tornam laranjas e, por fim, vermelhas.

Mas, por que isso acontece? O ponto principal é que as cores vão mudando de cor conforme vão ficando mais velhas. Isso quer dizer que, de acordo com o exemplo acima, quando se tornam vermelhas já atingiram certa maturidade. 

Assim, devido ao formato, os cachos da flor Lantana vão abrindo do centro até a borda. Além disso, a cor das flores também pode mudar de acordo com as estações do ano. Aqui, neste conteúdo, você pode encontrar mais informações técnicas a respeito do processo.

Como cultivar a flor Lantana?

Para cultivar a flor Lantana, você pode adquirir as mudas (feitas através de estacas) idealmente medindo 10 centímetros (as sementes costumam ser mais difíceis de serem encontradas).

Para plantar essas mudas, você pode fazer buracos de cerca de 20 centímetros tanto de largura quanto de profundidade – um ótimo tamanho para que a planta se desenvolva bem no começo.

Misture a terra (de preferência vegetal) com um pouco de húmus de minhoca e com areia também, isso faz com que o substrato fique mais drenável e propício para receber a planta. Assim, coloque as mudas nos buracos e preencha com o substrato.

Depois desse processo, é preciso regá-las com mais frequência. Por, pelo menos, 3 semanas você irá colocar água todos os dias na flor Lantana. Ao passar esse período, mude as regas para 1 ou 2 vez na semana – verifique a secura da terra.

Quais são os cuidados com a flor Lantana?

Agora vamos aos cuidados relacionados à flor Lantana e, como mencionado no início do artigo, é um processo bastante simples. Acompanhe os detalhes!

  • Luminosidade: sendo uma flor que tem origem nas regiões mais quentes da América do Sul e da América Central, o local ideal para plantar a flor Lantana é em sol pleno – ou locais que batam sol na maior parte do dia. Se possível, o ideal é que esse local tenha luminosidade e pouco vento.
  • Rega: as regas da flor Lantana são consideradas regulares – cerca de 1 ou 2 vezes na semana depois que já estão mais adultas. Se a sua ainda for muda, siga os passos que comentamos acima. No geral, é uma planta que é melhor pecar pela falta que pelo excesso de água.
  • Adubação: em relação a adubação da flor Lantana, você pode fazer uso de adubos específicos para flores encontrados em qualquer loja específica ou supermercado. Na época de floração, você pode usar a cada 15 dias.
  • Poda: a poda da flor Lantana é aquela padrão que sempre falamos, a poda de manutenção. Assim, retire folhas secas e galhos sem folhas para deixá-la mais bonita.

Esperamos que esse artigo sobre a flor Lantana tenha sido útil para você. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre como plantar pimenta dedo-de-moça!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *