Lesma de jardim: como combatê-las e principais tipos
Não importa o quão o seu jardim é grande, bonito e colorido, se houver pragas nas plantas, tudo pode ir por água abaixo muito rápido. O ponto é que: é sempre muito importante observar as espécies que você tem em casa e reparar se há algum problema de lesma de jardim, por exemplo, para a partir disso conseguir tratar.
Foi o que aconteceu com uma das leitoras aqui do blog, a Sebastiana. Ela tem uma Crassula Muscosa e há um tempo vem sofrendo com o ataque de lesmas pequenas que a destroem pouco a pouco.
A nossa leitora pediu para que nós trouxéssemos um conteúdo a respeito dessa lesma e cá estamos nós! 🥰 Vamos aproveitar a pauta para falar um pouco mais a fundo sobre os principais tipos de lesma de jardim e como combatê-las – também de forma caseira.
Se você quer acompanhar as dicas e aprender a como deixar seu jardim livre de pragas, acompanhe o artigo abaixo!
Quais são os principais tipos de lesma de jardim?
As lesmas são moluscos do tipo gastrópodes que se alimentam de pedaços de folha de diversos tipos de plantas, principalmente, as ornamentais e as alimentícias (o que, inclusive, pode causar diversos prejuízos para hortas familiares e agricultores).
Esse molusco passa boa parte de sua vida em ambiente terrestre, mas também podem aparecer em lugares com água doce. Lembre-se que, apesar de ser super incômoda, a lesma de jardim não faz mal aos seres humanos. A maioria delas não demonstra nenhuma ameaça mas acabam destruindo as folhagens de nossas plantas ou jardins que gostamos tanto – e é por isso que o desejo por exterminá-las fica sempre maior.
Outra característica interessante sobre a lesma de jardim é que, a maioria delas, são muito sensíveis à luz do sol e podem se desidratar de forma muito fácil – é por isso que usar o sal acabou virando o jeito mais popularmente conhecido para exterminá-la (mas não é o ideal).
Além disso, os diferentes grupos de lesmas podem ter uma grande semelhança superficial mas podem não estar relacionadas entre si, já que existem as marinhas e as terrestres também. O ambiente mais propício para o aparecimento desse tipo de molusco é local úmido e que também tem espaços secos – que é onde elas ficam.
Abaixo, uma figura com os principais tipos de lesmas e caracóis para que você consiga enxergar a grande semelhança entre elas.
Imagem: Ponto Limpo
Entre essas indicadas na imagem (incluindo os nomes que estão enumerados), vamos destacar apenas a que é realmente de lesma de jardim, inclusive, uma das que mais faz estrago: a Arion Hortensis (número 4 na imagem).
Arion Hortensis
A espécie de lesma Arion Hortensis é amplamente conhecida como uma lesma de jardim e pode ser a grande culpada de vários prejuízos em plantações e plantas.
Ela tem cerca de 30 a 40 milímetros de tamanho e os seus tentáculos são azulados ou avermelhados, com ponta laranja ou azulada também. É importante avaliar esses detalhes para saber se é essa espécie mesmo (ok, Sebastiana? 😉).
Em relação ao combate a essa lesma de jardim, você pode seguir os seguintes passos:
- Retire e limpe regularmente folhas mortas ou restos vegetais que estejam no jardim ou no quintal;
- Retire vasos vazios ou com pedras que podem estar “abandonados” no seu quintal, já que eles podem servir de abrigo para as lesmas;
- Cave a terra da planta que está sob ataque para expor lesmas que estão submersas;
- Use venenos especiais para lesmas, mas evite os que tenham metiocarbe ou metaldeído como composto químico, pois também podem matar outros animais dentro da cadeia alimentar;
- Utilize armadilhas à base de fosfato férrico, que são autorizadas em agricultura biológica.
Além da versão “Hortensis” dessa lesma, ela também tem algumas variações:
- Arion Distinctus: normalmente, é cinzenta e tem algumas estrias laterais. A parte inferior tem cores parecidas com a da Hortensis;
- Arion rufus: pode medir 20 centímetros e tem diversas cores: negra, cinzenta, avermelhada, amarelada ou mesmo branca (uma forma de albinismo). Quando mais jovem, ela pode medir cerca de 2,5 centímetros e terá sempre cor de palha e tentáculos negros;
- Deroceras reticulatum: é bem menor que a Hortensis (tem cerca de 4 centímetros) e pode puxar para os tons esbranquiçados, castanho-clara ou cinza.
Se quiser saber ainda mais detalhes, leia este artigo científico.
Qual o melhor jeito de combater a lesma de jardim?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a ideia de usar sal para matar lesmas de jardim não é a melhor opção, já que, se feita em excesso, pode causar uma redução drástica da fertilidade do solo e, consequentemente, a saúde das plantas será afetada.
Dessa forma, as maneiras mais corretas de combater a lesma de jardim são as seguintes:
- Coleta manual: se a área for pequena, é possível coletar com luvas e usar água fervente para eliminar a lesma de jardim.
- Iscas tóxicas: é possível usar iscas à base de fosfato férrico e manter no solo (ou conforme indicado na embalagem) para combatê-las.
- Armadilhas atrativas: é possível utilizar panos umedecidos em cerveja ou leite e colocar no local em que a lesma de jardim aparece. Normalmente, esses dois líquidos atraem as lesmas e, assim, é possível coletá-las para eliminar em água fervente.
- Cal ou cinzas: a cal ou as cinzas podem ser usadas em algumas faixas de cerca de 20 centímetros. Estas faixas dificultam o acesso de lesmas às plantas.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para todos os leitores e, especialmente, para a Sebastiana! Aproveite e leia também sobre outros tipos de pragas de jardim.
Estou usando cinzas já que tenho fogão a lenha más tem que ser moderadamente já que as cinzas influencia no ph do solo más diminui a quantidade de lesmas muito obrigado pela atenção e que Deus te abençoe grandemente 🙌
Tomara que as cinzas funcionem! Nós que agradecemos, Sebastiana. Fique com Deus! 🥰
Muito obrigado está funcionando bem más tem que usar com critério já que a cinza influencia no ph do solo
Que Deus os abençoe
Nós que agradecemos, Sebastiana! ❤