Os 6 benefícios da Taioba Mansa!
Continuando a série de postagens sobre as plantas PANC, ou seja, Plantas Alimentícias Não Convencionais, hoje vamos falar sobre a Taioba, também conhecida como Taioba Mansa, uma hortaliça rica em nutrientes, como fibra e vitamina C.
Além de ser conhecida por Taioba, você também pode encontrar essa planta sendo chamada pelo nome de sua espécie: Xanthosoma Sagittifolium. A Taioba Mansa é a única desta espécie que pode ser consumida. Outras plantas da mesma família, se consumidas, podem causar várias adversidades por serem tóxicas – como a Taioba do tipo Brava, por exemplo.
A Taioba não tóxica pode ser facilmente encontrada em feiras, supermercados e, normalmente, é uma planta que deve ser consumida de dois modos: cozida ou refogada. Porém, claro! Assim como grande parte das PANCs, o ideal é que você confirme com o seu médico se o consumo está liberado.
Se você gostou do tema e quer saber mais sobre como incluir a Taioba Mansa na sua alimentação, é só continuar acompanhando o artigo abaixo. Nele, vamos te contar sobre os benefícios dessa planta e também te dar dicas sobre receitas para prepará-la.
Acompanhe abaixo!
Taxonomia da Taioba Mansa
- Reino: Plantae;
- Divisão: Magnoliophyta;
- Classe: Liliopsida;
- Ordem: Alismatales;
- Família: Araceae;
- Gênero: Xanthosoma;
- Espécie: Xanthosoma Sagittifolium.
Características da Taioba Mansa
Fonte: InfoEscola
A Taioba Mansa é uma PANC um pouco mais conhecida e é muito apreciada na cozinha típica da região de Goiás e Minas Gerais. Sendo muito rica em nutrientes, é uma hortaliça que pode ser usada substituindo a cenoura, brócolis e espinafre na alimentação – já que contém mais vitamina A do que os 3 legumes mencionados anteriormente.
Diferente de algumas PANCs que não são recomendadas para idosos, grávidas e mulheres que estão em período de amamentação, a Taioba Mansa, que atinge cerca de 20 centímetros de comprimento, pode ser consumida por qualquer pessoa – incluindo, crianças e atletas.
A Taioba, inclusive, pode ser consumida por inteiro – tanto seus talos quanto suas folhas apresentam os mesmos nutrientes, porém, em quantidades diferentes. Nesse sentido, a folha apresenta um índice mais alto de ferro e vitamina A do que o restante da planta.
Por fazer parte da alimentação de atletas, uma das preocupações ao consumir a Taioba Mansa é a quantidade de calorias dessa hortaliça. No caso, a cada 100 gramas da folha de Taioba, o valor energético é de 31 calorias. Nesse sentido, é uma planta de baixa calorias, com gosto que lembra espinafre e com ótimo ganho para o organismo.
Por fim, um ponto super importante é atentar-se ao consumo da Taioba correta. A Taioba Brava, por exemplo, é uma planta tóxica que contém oxalato de cálcio, substância que pode causar ardor na região da boca e da garganta – causando até asfixias em certa medida.
Como preparar receitas com Taioba Mansa?
Como já mencionado, a Taioba Mansa pode ser preparada em refogados ou apenas cozida mesmo. Nesse sentido, seu uso está muito atrelado a receitas de mix de legumes e hortaliças.
Para utilizar a Taioba Mansa de forma correta, é importante deixar as suas folhas na água morna por alguns minutos. Depois disso, caso queira refogá-la, você vai precisar utilizar:
- 1 maço de Taioba Mansa;
- Azeite;
- 2 alhos amassados;
- 1 cebola picada em cubos;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Depois de separar os ingredientes, corte o alho e a cebola e, depois disso, acrescente em uma panela com azeite já quente. As folhas e o talo da Taioba Mansa podem ser acrescentadas na panela logo em seguida, depois de terem ficado alguns minutos em água morna.
Após esse processo, deixe as folhas e talos refogarem para pegar o gosto dos temperos e acrescente o sal e a pimenta. Por fim, sirva seu refogado junto de legumes de sua preferência – como pepino, brócolis, entre outros.
Quais as propriedades da Taioba Mansa?
Fonte: Pinterest
Quando pensamos nas propriedades da Taioba Mansa, várias podem vir à mente. A principal delas, no entanto, está atrelada ao seu alto índice de vitamina A – vitamina essa que colabora com a renovação celular, ajuda na formação de colágeno e tem capacidade de rejuvenescimento.
Além disso, também há diversas outras propriedades e benefícios. Acompanhe a lista abaixo!
- Rica em cálcio, fósforo e zinco, o que ajuda a prevenir a osteoporose e problemas relacionadas aos ossos do corpo;
- A Taioba Mansa é rica em vitamina A, C e antioxidantes que fortalecem a umidade, o sistema imunológico e melhora toda o funcionamento das defesas do corpo;
- Por ser rica em ferro, é uma ótima hortaliça para ser utilizada no combate a anemia e, inclusive, na prevenção dessa doença;
- A Taioba Mansa faz muito bem para a pele e pro cabelo também, justamente por ter um alto teor de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e mantém o sistema de defesa do corpo em ordem;
- Outros minerais presentes na Taioba são: magnésio, cálcio, fósforo, sódio e potássio;
- Por fim, a Taioba Mansa é uma ótima amiga do intestino, já que contém uma boa quantidade de fibras que melhora o trânsito intestinal.
Como plantar a Taioba Mansa?
Fonte: Growth Blog
Agora que já abordamos a respeito das características principais da Taioba Mansa , dos seus benefícios e como prepará-la em uma receita, vamos falar um pouco sobre pontos importantes para seu plantio.
Acompanhe as dicas abaixo!
Clima
A Taioba Mansa prefere climas tropicais e equatoriais – ou seja, climas mais quentes (de 18ºC para cima). Apesar disso, não é uma planta que tolera extremo calor ou extremo frio – esses dois opostos podem prejudicar seu desenvolvimento.
Rega
A rega da Taioba Mansa deve ser feita de forma regular para que ela se mantenha levemente úmida e em dias alternados – a cada 3 dias pode ser uma boa opção.
Solo
O solo ideal para a Taioba Mansa deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica e com pH entre 6 e 6,5. Além disso, essa planta pode ser cultivada desde pequenas hortas até em vasos grandes.
Poda
A poda da Taioba Mansa quase nunca é necessária, já que esse processo, na verdade, é durante a sua colheita. Normalmente, após 80 dias do cultivo, já é possível começar a colher a Taioba Mansa.
Esperamos que o artigo sobre a Taioba Mansa tenha sido útil e, qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários. Aproveite o tempo no blog e leia também sobre a Suculenta Orbea!
O tubérculo produzido pela taioba também pode ser consumido, cozido. Tem o sabor mais suave que o inhame. Cozido com a casca, basta esfrega-lo com pano e refogar.