Flor da suculenta Orbea Variegata em destaque

Suculenta Orbea: tipos, cuidados e propagação

4.8
(44)

Já conhece a suculenta Orbea? Se você já viu uma planta semelhante a um cacto, apresentando uma flor parecida com uma estrela-do-mar, então já teve contato com essa suculenta de extrema beleza e características curiosas. Sua flor, por exemplo, além de bela, exala um leve cheiro ruim, atrativo para agentes polinizadores como as moscas. 

Com origem na África do Sul, a suculenta Orbea é também muitas vezes confundida com cactos. Porém são plantas suculentas que, inclusive, preferem se desenvolver em locais úmidos. Para conhecer quais são os tipos de Orbea, quais os cuidados para seu cultivo e como fazer sua propagação, continue lendo este post!

Taxonomia da suculenta Orbea

Como comentamos, a suculenta Orbea é muitas vezes confundida com cactos, devido à sua estrutura espinhosa e flores peculiares. Inclusive, algumas de suas nomenclaturas popularmente conhecidas são cacto-estrela, cacto-estrela-do-mar, dentre outras. 

Porém, pertencente ao gênero Asclepiadoideae, a planta Orbea é uma suculenta e se apresenta em mais de 20 espécies. Conheça a taxonomia completa da suculenta Orbea a seguir:

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Angiospérmicas
  • Classe: Eudicotiledóneas
  • Ordem: Gentianales
  • Família: Apocynaceae
  • Gênero: Asclepiadoideae
  • Espécie: cerca de 20 espécies.

Características da suculenta Orbea

Como já comentamos, a estrutura da suculenta Orbea se assemelha muito a de um cacto. Ela costuma crescer, em média, até 30cm de altura e apresenta caules verdes, serrilhados e pontiagudos, mas sem folhas.

Já as flores da suculenta Orbea variam de espécie para espécie em relação à cor. Porém uma característica predominante em todas elas é o formato de estrela de cinco pontas pontiagudas. Além disso, essa floração apresenta um leve cheiro de carniça para atrair insetos, como a mosca, que atuarão como agentes polinizadores da planta.

Seu crescimento se dá de forma rápida e sua manutenção também não é das mais difíceis. Para isso, o ideal é que a suculenta Orbea seja cultivada em vaso, porém também pode ser plantada em jardim, requerendo um pouco mais de cuidado.

Quais os tipos de suculenta Orbea?

Como mencionamos, a suculenta Orbea apresenta cerca de mais de 20 espécies que se mantêm semelhantes em sua estrutura, mas diferentes na coloração, por exemplo. Abaixo, listamos as 15 espécies de suculenta Orbea mais conhecidas:

  • Orbea variegata
  • Orbea caudata
  • Orbea lutea
  • Orbea melanantha
  • Orbea verrucosa
  • Orbea cooperi
  • Orbea namaquensis
  • Orbea carnosa
  • Orbea rogersii
  • Orbea paradoxa
  • Orbea tapscottii
  • Orbea pulchella
  • Orbea conjuncta
  • Orbea lugardii
  • Orbea decaisneana

Selecionamos duas principais e mais comuns espécies, a Orbea Variegata e a Orbea Caudata, para dar dicas a você de como cuidar e manter suas suculentas Orbea saudáveis. Confira a seguir!

Como cuidar da suculenta Orbea Variegata?

Como já comentamos, a suculenta Orbea, no geral, prefere solo mais úmido para se devolver, ao contrário do que possa parecer. No entanto, por se apresentar em diversas espécies, precisamos entender como é esse desenvolvimento para cada uma delas. Saiba agora como cuidar da suculenta Orbea Variegata.

Orbea variegata gosta de sol ou de sombra?

A suculenta Orbea Variegata pode ser cultivada em sol pleno, porém de média intensidade. Caso opte por cultivá-la em meia sombra, é essencial que exponha essa suculenta pelo menos por 2 horas ao sol ameno da manhã.

A temperatura ideal para cultivar a suculenta Orbea Variegata fica entre 12ºC e 31ºC, embora ela seja comumente resistente a climas extremos, menos em caso de temperaturas muito frias.

Rega

A rega ideal deve ser feita pela manhã e com frequência de acordo com o estado da terra. Porém, não é aconselhável deixar o solo secar por completo para regá-la, pois isto pode fazer com que o caule da suculenta Orbea Variata murche.

Por isso, é essencial atentar-se para manter hidratada sem encharcá-la, mas também sem ressecá-la.

Adubação

O solo ideal para plantar suculenta Orbea Variegata deve ser composto por um substrato rico em matéria orgânica, mas que também seja arenoso de forma a possibilitar uma maior drenagem da água. Já o pH ideal para o cultivo dessa planta deve ficar entre 7,6 e 8,5.

Como cuidar da Orbea Caudata?

A Orbea Caudata se apresenta em tamanho pequeno, com caule pontiagudo e flores com as pontas mais finas do que as das Orbeas comuns. Saiba agora como cuidar da Orbea Caudata e, assim, mantê-la sempre linda!

Luminosidade

A Orbea Caudata é uma espécie que se adapta bem tanto ao sol pleno quanto à meia sombra. 

Rega e Adubação

A rega para a suculenta Orbea Caudata não deve ser frequente. É preciso deixar que o solo seque a cada rega e evitar seu encharcamento, que deve ser bem drenado. 

Já quanto à adubação, o solo dessa suculenta pode ser composto por matéria orgânica misturada à terra arenosa de forma equilibrada.

Como propagar Orbea?

A suculenta Orbea pode ser propagada por meio do plantio de suas sementes, assim como obtida através de mudas.

As sementes devem ser semeadas em vasos ou canteiros com substrato misturado ao adubo orgânico, sendo pouco cobertas pela terra. Após o plantio, você deverá molhar o solo e expor à luz. Com a germinação, que deve ocorrer em uma média de 15 dias, espere a suculenta Orbea atingir cerca de 2 a 3 centímetros para mudá-la de ambiente.

Já para fazer mudas da suculenta Orbea, você pode aproveitar o pedaço de caule que fica embaixo da terra, também conhecido como rizoma. Para isso, corte pedaços com raízes, deixe-os secar na área do corte e enterre-os novamente. Esse é o método mais rápido de obter uma nova suculenta Orbea, uma vez que o enraizamento ocorrerá já com cerca de 10 dias após o plantio.

Agora que você já sabe quais são os tipos, cuidados e meios de propagação da suculenta Orbea, deixe nos comentários caso tenha ficado alguma dúvida. Aproveite e leia mais informações sobre outra suculenta também interessante, a Colar-de-Pérola!

O que você achou desse conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 44

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

6 comments

    1. Que bom que conseguiu salvar sua suculenta, Jackson!! Ficamos felizes que o artigo lhe foi útil 😀
      Agradecemos pelo seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *